quinta-feira, 21 de junho de 2007

Fonte bibliográficas para pesquisadores de fotografia e arte-educação

Fontes Bibliográficas


1- DAY, R. H. _ Psicologia da percepção; [trad. Departamento de Psicologia Educacional, Faculdade de filosofia, Ciências e letras], Universidade de São Paulo.3ªed; Rio de Janeiro, José Olympio,1979

2- DUBOIS, Philippe _ O ato fotográfico e outros ensaios. [trad. Marina Appenzeller], Campinas, SP: Papirus1993 (Coleção ofício de arte e forma), 2ªed, 1998;

3- GURAN, Milton; Linguagem Fotográfica e Informação (Ed. Gama Filho) RJ: Rio Fundo, 1992

4- SOUZA,Jorge Pedro _ Uma história Crítica do Fotojornalismo Ocidental; Chapecó: Grifos; Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2000.256p

5- SONTAG, Susan _ Ensaios sobre fotografia; trad.: Rubens Figueiredo; São Paulo, Companhia das Letras, 2004.

6- ARNHEIM, Rudolf _ Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora: Nova Versão, trad.: Ionne Terezinha da Faria;12ª reimpressão da 1ª ed. de 1980, ed. pioneira, São Paulo;

7- BARBOSA, Ana Mae _ A Imagem no Ensino da Arte: Anos 80 e novos tempos; Ed. Perspectiva, 1991;

8- BUORO, Ana Amélia Bueno _ Olhos que pintam: A leitura da imagem no ensino da arte. 2ª ed. São Paulo: Educ/Cortez, 2003;

9- KOSSOY, Boris _ Fotografia & História, 2ª ed. Ver., São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

10- FLUSSER, Vilém _ A filosofia da Caixa Preta: Ensaios para fuma futura filosofia da fotografia, Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002; 1ªed 1983, p.9

Monografias:

11- ALVES, Augusto Capovilla _ Projeto: FOTO-GRAFAR, Vitória, UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), 2006;

12- AGUIAR, Tânia Pereira _ Leitura de imagens: Uma abordagem na sala de aula; vitória, UFES (Universidade federal do Espírito santo), 2005;

13- AUDTIN, John Langshaw _ Sentido e percepção; [trad. Manuel Mora de Oliveira] 2ª ed.; São Paulo: Martins Fontes, 2004.

14- FONTCUBERTA, Joan (org.) _ Estética Fotográfica. Uma selección de textos. Editorial Gustavo Gili, AS, Barcelona, 1ª ed. 2003, 2ª ed. 2004.

Fontes bibliográficas de referência:

15- SANTAELLA, Lucia & NÖTH, Winfried _ Imagem, cognição, semiótica, mídia; Ed, Iluminuras, São Paulo, 1997.

16- AUSUBEL, D., NOVAK, J., & HANESIAN, H. (1978). Educational Psychology: A Cognitive View (2nd Ed.). New York: Holt, Rinehart & Winston.

17- PERRENOUD, Philippe _ Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: Perspectivas. Lisboa. Dom Quixote, 1993;

18- BARBOSA, Ana Mãe (org.) _ Inquietações e mudanças no ensino da arte; São Paulo, Cortez, 2002. Texto de Mirian Celeste Martins _ Conceitos e terminologia _Aquecendo uma transforma-ação : atitudes e valores no ensino de arte

19- PILLAR, Analice Dutra (org.) A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre, Mediação, 1999;

20- READ, Herbert Sir _ O sentido da arte: esboço da história da arte, principalmente da pintura e da escultura e das bases dos julgamentos estéticos. (trad.: E. Jacy Monteiro- 4ª ed., São Paulo: IBRASA, 1978, (9ª ed.).

21- FOERST, Gerda M. S. _ Leitura de imagens: Um desafio à educação contemporânea;Vitória: EDUFES,2004.

22- PIAGET, Jean _ O juízo moral na criança; [trad. Elzon Lenardon _ São Paulo: Summus, 1994.

23- Barthes, Roland, "Rhétorique de l´image", in Communications, 4, 1964, pp. 40-51. Also in Barthes, Roland, L´obvie et l´obtus. Paris: Seuil 1982, pp. 25-42


Fotolivros:

24- WECHSLER, Lawrence _ David hockney _ Camera works ;1ª ed. 1984, Thames and Hudson Ltd, Great Britain, London;

25- HERKENHOFF, Paulo _ Rosângela Rennó _ EDUSP, São Paulo, 1998.

26- NEVES, Eustáquio _ Coleção FOTOPORTÁTIL, vol.5, Cosac Naify, 2006.

Nenhum comentário: