domingo, 15 de março de 2009

Cenários criativos




Utilizando material reciclável e minha criatividade para criar novas propostas para a aula de artes, bolei uma atividade específica para o grupo da escola Cesar Chavez: Propus a elaboração de um cenário com a utilização da fotografia de George Tice impressa, no folder de sua exposição. Aproveitei para divulgar a exposição, que no momento está ocorrendo no Jordan S. Museum e para apresentar-lhes a minha idéia e proposta para a aula.
Criei um mini-personagem desenhado e recortado num papel amarelo e coloquei-o em uma das janelas recortadas. Enquanto apresentava, acidentalmente, deixei o personagem cair da janela e ir parar no chão. Neste caso a trajédia virou comédia e rimos juntos do “acidente”. O ocorrido foi suficiente para estimular as crianças e realizarem suas próprias versões utilizando o mesmo material. Criaram diferentes apresentações e personagens e depois brincaram com seus próprios cenários, interagindo com seus colegas.
Ao sair apresentaram os resultados a seus pais que tiveram reações variadas. Alguns prestaram atenção na narrativa criada por seus filhos e outros não deram a mesma importância.
O aluno M. me indagou porque eu não proíbia a realização de desenhos violentos. Eu respondi que aproveitava a situação para discutir com eles a cerca da violência e de suas consequências. Para fazer perguntas e discutir questões. Que porém não permitia a violência ou a propaganda da violência como algo bom ou positivo. Após ouvir minha resposta, M. decidiu utilizar duas “fachadas”, criando um lado “bom”, com pessoas alegres festejando e outro “ruim”, contendo cenas violentas e algumas rajadas de “sangue”. Ele não o fez para ser aceito por mim apenas. Pois eu já o havia aceito mesmo quando fazia as cenas violentas. Na minha opinião ele representou aquilo que compreendeu de minha resposta. Me apresentou sua versão explicando as cenas e eu completei dizendo que seu trabalho representava as coisas como na vida real, que tem coisas boas e ruins acontecendo pelo mundo.

Nenhum comentário: