02-19-09
English
This Drawing was done by M. a 6-year-old boy. It is wrinkled because he was hidding the drawing and affraid of being repressed.
It took me a while to convince him to show me and to have an open conversation about it.
O desenho esta amassado porque ele estava escondendo o desenho por medo de represália. Levei um tempo para conseguir convencê-lo que não iria reprimi-lo por ser um desenho violento e depois conversamos um pouco sobre o tema.
Enquete:
When the children make drawings about violent themes as murders and war, we have to...
Repress the excecution of such themes, especially in class.
Take advantage of the occurence and discuss and inquiry about violence, as well as present examples of other professionals or artistas who work with violent themes to express their ideas.
Orient the child that is not appropriate to draw such themes especially in the classroom and because the world is already full of violence and wars.
Understand the reasons that draw a child to express violent themes.
If you have another answer or suggestion, please add your comment in this section.
Português
Enquete:
Quando a criança desenha temas violentos como assassinatos e guerras devemos...
Reprimir a execução de tais desenhos.
Aproveitar a ocorrência de tal tema para discutir, levantar questões e apresentar exemplo de outros profissionais ou artistas que trabalharam com a imagem da violência para exprimir suas idéias.
Orientar a criança que não é conveniente desenhar sobre tais temas especialmente em uma sala de aula.
Compreender porque a criança utiliza o tema da violência em seu desenho.
Caso tenha outra resposta ou sugestão favor acrescentar o comentário nesta seção do blog.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
E qual foi o resultado do papo com a turma sobre o desenho do Marco?
A princípio conversei com o Marco e os colegas que estavam na mesma mesa enquanto o restante do grupo continuva seus trabalhos.
O papo foi longo na medida do possível. Precisei primeiro convencê-lo que não iria brigar com ele, mas que gostaria de ver o que ele estava fazendo.
Fiz algumas perguntas:
Você sabe por que fez um desenho violento?
Ele: Porque gosto da violência, da guerra.
Eu: Mas o mundo já tem tanta violência e guerra, por que produzir mais?
Ele: Mas eu gosto e fez uma carinha um pouco constrangida.
Estavamos criando uma história com quebra-cabeças de desenhos (que depois posso acrescentar no blog) e eu disse a ele que seu desenho não tinha a ver com a história que estávamos construindo em grupo. Ele decidiu fazer um segundo desenho para participar do trabalho com o grupo.
Eu pedi a ele o desenho violento de presente, ele me perguntou por que?
Eu respondi que gostaria de estudar por que as crianças, as vezes, fazem desenhos violentos.
Ele fez uma carinha desconfiada, sorriu e concordou.
Trouxe o desenho para casa. Estou refletindo e pensando se o levo na próxima aula, para uma discussão de grupo. Ainda não sei ao certo como vou trabalhar a questão, são crianças de 6 a 12 anos.
Estou pensando em levar uma pintura de Goya por exemplo, e conversar sobre os motivos que podem levar alguns artistas a trabalharem com o tema da violência. Enfim, ainda estou refletindo e compartilhando com colegas. Mandei para ti também pois achei que seria interessante discutirmos juntas a questão.
Postar um comentário