sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Intervenção cirúrgica





Memorial descritivo da obra

O presente projeto ainda em andamento, tem como unidade modular, objetos compostos por fotografias cubificadas.
“Intervenção cirúrgica”, entende-se por incisões, cortes e exclusão sobre o plano fotográfico, centrados em determinadas partes de um corpo. Neste sentido as incisões fragmentam a imagem fotográfica, conferindo-lhes uma nova forma de fruição. Agora o observador é restringido à metade da imagem e a fragmentos ainda menores, mudando desta maneira, a relação entre a obra e o público.
Agrupando as imagens segundo um julgamento estético pessoal, estabeleço novos “punctuns”. Seleciono as áreas a serem visualizadas e velo os lados e a face posterior de alguns cubos. A fim de concluir e pontuar esta seleção pessoal, feita a partir de seleção alheia, fecho um determinado número de cubos, em um invólucro de material acrílico. Quando digo partir de uma seleção alheia, refiro-me àqueles trabalhos fotográficos produzidos por outrem. Refugos obtidos dos quase extintos laboratórios fotográficos P&B.
Contudo, algumas composições, são produzidas e selecionadas segundo um critério pessoal desde sua essência, ou seja, a partir de fotografias produzidas por mim.
O caráter relacional da obra é o foco da exposição. Apresenta ao público a possibilidade de tocar a fotografia e adquirir um novo conhecimento sobre a imagem que emerge nesta relação de inferir sobre o objeto.
Objetos palpáveis, que ganham movimento nas mãos do observador. Ganham novos “punctuns” e significados outros que podem abranger o lado oculto de cada elemento em particular.As dimensões dos objetos variam de 8cm (cúbicos) a 30cm (cúbicos). Mais imagens podem ser vistas no site:








Nenhum comentário: