segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Bibliografia indicada

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. Nova Versão: trad. Ionne Terezinha da Faria. 12ª reimpressão, São Paulo: Pioneira, 1980.
AUDTIN, John Langshaw. Sentido e percepção. Trad. Manuel Mora de Oliveira. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BARBOSA, Ana Mãe. A Imagem no Ensino da Arte: Anos 80 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Trad. de Julio Castañol Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
_________. Rethoric of image. Apud. INNIS. Robert E. (org.) Semiotics. An Introductory Anthology. Bloomington: Midland Book, Indiana University Press, 1985.
BUORO, Ana Amélia Bueno. Olhos que pintam: A leitura da imagem no ensino da arte. 2ª ed. São Paulo: Educ/Cortez, 2003.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Midias. São Paulo: Contexto, 2006.
CHIARELLI, Tadeu. Identidade/ Não Identidade: Fotografia Contemporânea Brasileira; Junho de 1997, site: http://www.fotoplus.com/fpb/fpb002/b002c.htm.
__________. Tadeu. O tridimensional na Arte Brasileira dos anos 80 e 90. Genealogias e superações. In: Tridimensionalidade. São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 1997.
DAY, R. H. Psicologia da percepção; [trad. Departamento de Psicologia Educacional, Faculdade de filosofia, Ciências e letras], Universidade de São Paulo. 3ª ed; Rio de Janeiro: José Olympio,1979.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Trad. Marina Appenzeller, 2ªed, Coleção ofício de arte e forma, Campinas, SP: Papirus, 1998.
FLUSSER, Vilém. A filosofia da Caixa Preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. 1ª ed. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FOERST, Gerda M. S. Leitura de imagens: Um desafio à educação contemporânea. Vitória: EDUFES, 2004.
FONTCUBERTA, Joan (org.). Estética Fotográfica. Una selección de textos. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2ª ed. 2004.
GURAN, Milton. Linguagem Fotográfica e Informação. Rio Fundo, Rio de Janeiro: Gama Filho, 1992.
HERKENHOFF, Paulo. Rosângela Rennó. São Paulo: EDUSP, 1998.
INNIS. Robert E. (org.) Semiotics. An Introductory Anthology. Bloomington: Midland Book, Indiana University Press, 1985.
KELLNER, Douglas. A cultura das mídias – Estudos culturais: identidadee política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História, 2ª ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
OLIVEIRA, Ana Claudia (org.) Semiótica Plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.
PILLAR, Analice Dutra (org.) A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999.
SANTAELLA, Lucia & NÖTH, Winfried. Imagem, cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1997.
SHOHAT, Ella e STAM, Robert _ Crítica da imagem eurocêntrica._ Multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
SOUZA, Jorge Pedro. Uma história Crítica do Fotojornalismo Ocidental. Florianópolis/Chapecó: Grifos, Letras Contemporâneas, 2000.
SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. Trad.Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Monografias:

ALVES, Augusto Capovilla. Projeto: FOTO-GRAFA. Vitória: UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), 2006.(monografia de conclusão de curso)
AGUIAR, Tânia Pereira. Leitura de imagens: Uma abordagem na sala de aula. Vitória: UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), 2005. (monografia)

Fotolivros:

HERKENHOFF, Paulo. Rosângela Rennó. São Paulo: EDUSP, 1998.
NEVES, Eustáquio. Coleção FOTOPORTÁTIL, vol.5, São Paulo: Cosac Naify, 2006.
SILVA, Fernando Pedro da & RIBEIRO, Marília Andrés. Rosângela Rennó: Depoimento [Edição do texto e organização do livro: Janaína Melo] Belo Horizonte: C/Arte, Coleção Circuito Atelier, 2003.
RENNÓ, Rosângela. O Arquivo Universal e Outros Arquivos. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
WECHSLER, Lawrence. David Hockney _ Camera works. 1ª ed. London: Thames and Hudson Ltd, Great Britain, 1984.

Nenhum comentário: